Projeto meio
ambiente e cidadania
DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Elvira Ferreira Gomes
Endereço:
Rua Mario Lobão N°.: s/n Bairro: Centro
Município:
Marechal Thaumaturgo Estado: Acre
Gestora:
Maria Silvania Firmino do Nascimento
Coordenação Pedagógica: Aderlan
Gomes de Almeida. Janete de Azevedo Brandão e Rosalina Costa Damasceno.
Coordenadora de Ensino:
Maria Francisca Tavares Borges
Auxiliar de Secretaria:
Laires Benedito da Silva e Maria Suzete Firmino do Nascimento
Professores: Professores
de todas as áreas do conhecimento da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
Disciplinas:
Português; Matemática; história; Geografia; Biologia; Sociologia; Filosofia;
Química; Física; Arte; Educação Física; Inglês e Espanhol
Público Alvo:
alunos da 3ª série do ensino médio e EJA II
Mentor:
Coordenação Pedagógica
Elaborador:
Aderlan Gomes de Almeida
TEMA
Meio Ambiente e Cidadania no Contexto Escolar
TITULO
O destino do lixo de forma consciente
01. OBJETIVOS ............................................................................................
04
1.1. Objetivo Geral ..........................................................................................04
1.2. Objetivos Específicos ..............................................................................04
02. JUSTIFICATIVA.......................................................................................
05
03. CAPACIDADES A SEREM TRABLHADAS.............................................06
04. METODOLOGIA
........................................................................................09
05. ACOMPANHAMENTO ..............................................................................11
06. CRONOGRAMA ........................................................................................12
6.1. Cronograma
Geral.....................................................................................12
6.2. Cronograma
Específico.............................................................................12
07. REFERÊNCIAS ..........................................................................................13
1.1- Objetivo Geral
Aplicar um enfoque
interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que
se consiga uma perspectiva global da questão ambiental, capaz de despertar e
integrar a comunidade escolar para uma consciência ambiental, oportunizando a
cada educando um conhecimento que possa permitir uma mudança de comportamento
voltado à proteção da natureza como um todo, além de oferecer aos professores um
eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental e para a
formação cidadã.
1.2- Objetivos
Específicos
- Compartilhar conhecimentos e ações de meio ambiente e cidadania com
toda a comunidade escolar;
- Trabalhar a realidade do município e de nossas escolas buscando
soluções para questões ambientais, possibilitando a tomada de posição
frente a problemas fundamentais e urgentes da vida social;
- Modificar atitudes e práticas pessoais por meio da utilização do
conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e
na comunidade que levem a interações construtivas na sociedade;
- Sensibilizar a comunidade escolar com relação a atitudes e
comportamentos ambientalmente corretos e voltados para a prática da
cidadania;
- Viabilizar a coleta seletiva do lixo na escola;
- Conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do
lixo, na escola, casa e espaços em comum;
- Trabalhar a coleta seletiva do lixo inserida numa perspectiva
interdisciplinar da do meio ambiente e da cidadania para que os alunos
sejam capazes de intervir na realidade que os cerca, observando e
analisando fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista
ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades
de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a
boa qualidade de vida;
- Fazer com que o aluno possa perceber a importância da coleta
seletiva e da reciclagem do lixo como instrumentos facilitadores para a
sua aprendizagem e para melhoria da qualidade de vida.
- Conscientizar os alunos para que possa utilizar de maneira correta
as lixeiras seletivas da escola;
- Multiplicar as informações para a comunidade escolar, familiar e
seu entorno.
2. JUSTIFICATIVA
Este projeto de caráter
interdisciplinar tem como foco o meio ambiente e a cidadania com o tratamento
didático relacionado à reciclagem e coleta seletiva do lixo gerado na escola e
nas ruas. O projeto visa propiciar um trabalho de conscientização da comunidade
escolar como um todo. Ademais, subsidiará os alunos na apropriação das práticas
utilizadas nos vários ambientes institucionais internos da escola.
Assim sendo, a comunidade local,
educadores, a família e as esferas governamentais estaduais estarão presentes e
unidos para propor soluções adequadas para uma melhor qualidade de vida.
O projeto tem por prioridade,
colaborar na formação de pessoas que ajam com responsabilidades, autonomia e
criatividade, assim como construir uma consciência ambiental critica e cidadã.
Neste momento histórico, julgamos pertinente que cada aluno e toda a comunidade
escolar atentem de fato para as questões ambientais, visando os problemas de
ordem universais, e principalmente nossas necessidades imediatas e futuras.
Este projeto busca a integração
de novos conhecimentos significativos, com vista na politica ambiental do município.
Como também, analisar a cultura do povo thaumaturguense em relação o destino do
lixo no meio social atreves de gravação de vídeos, fotos, entrevistas e outros
meios que proporcionem o reconhecimento das práticas ilícitas em relação ao
destino do lixo nas ruas thaumaturguense.
Que toda a comunidade escolar
mediada por ações pedagógicas pensem sobre as formas de ensinar e as várias de
aprender e que se utilize destas informações para o sucesso do andamento do
projeto.
3. Capacidades A SEREM Trabalhadas
Língua portuguesa: Compreender
e fazer uso da linguagem como atividade interativa, de comunicação, de acesso a
informações e de expressão, considerando sempre a relação existente entre
aquele que diz, o que ele diz e a quem diz algo, em situações sociais reais.
-
Produzir textos escritos de autoria, dos gêneros previstos para o ano,
desenvolvendo procedimentos de escritor, coerentes com a situação comunicativa
e com os padrões normativos da língua.
-
Utilizar a linguagem oral de forma adequada em diferentes situações comunicativas
e desenvolver cada vez mais a escuta ativa, considerando e respeitando os
diferentes modos de falar.
-
Produzir leituras de textos de diferentes gêneros[1],
considerando diferentes propósitos, que atendam a interesses sociais diversos,
e aprendendo cada vez mais a posicionar reflexiva e criticamente em relação ao
que é lido[2].
Inglês: - Reconhecer que a língua inglesa é
instrumento de acesso a informações, a estilos de vida e à cultura de outros
povos.
- Produzir texto oral e escrito, utilizando elementos
de coesão e de coerência textual.
Espanhol:
- Compreender que a linguagem verbal se organiza, também, através de
recursos expressivos.
- Ler algumas obras de autores da literatura de
língua espanhola e conhecer sua vida, o contexto sociocultural em que a obra
foi produzida e diferentes percepções sobre essa produção.
- Produzir texto oral e escrito, se
empenhando em utilizar adequadamente elementos de coesão e de coerência
textual.
História: - Refletir criticamente sobre dicotomias existentes entre capitalismo e
socialismo no mundo contemporâneo.
- Refletir sobre o
processo de industrialização e urbanização no Brasil no século XX.
Geografia:
- Pesquisar a memória do lugar a
partir de relatos contados por moradores mais antigos, para resgatar a história
do lugar, suas características, peculiaridades, dificuldades, possibilidades de
mudanças.
- Compreender como se dão os processos de produção
do espaço e de ocupação do espaço urbano, bem como sua relação com o rural.
Biologia:
- Regularidades
em fenômenos e processos biológicos para construir generalizações, como
perceber que a estabilidade de qualquer sistema vivo, seja um ecossistema, seja
um organismo vivo, depende da perfeita interação entre seus componentes e
processos e que alterações em qualquer de suas partes desequilibram seu
funcionamento, às vezes de maneira irreversível, como ocorre em um ecossistema.
Química: - Desenvolver
conhecimentos de química orgânica, a partir do estudo de hidrocarbonetos,
identificando sua presença no mundo contemporâneo.
- Reconhecer, nomear
e representar as fórmulas de compostos de diferentes funções orgânicas
(oxigenadas, nitrogenadas e halogenadas) e compreender o papel e os efeitos dos
diferentes compostos presentes nos alimentos, neurotransmissores, substâncias
lícitas (remédios e bebidas alcoólicas) e ilícitas (drogas psicoativas) no
organismo humano.
- Distinguir os
diferentes isômeros planos e espaciais, quanto às fórmulas estruturais, nomes e
propriedades, equacionar as transformações químicas de compostos orgânicos para
a fabricação de diferentes produtos de consumo e compreender as estruturas
moleculares e os processos de fabricação de diferentes polímeros presentes em
produtos industrializados no nosso cotidiano.
Física: - Ampliar o processo
pessoal de letramento e as possibilidades de utilizar adequadamente os
diferentes textos (especialmente
expositivos[3] em situações de
leitura, escrita e uso da linguagem oral formal).
- Ampliar a capacidade de integração e de
sistematização de fenômenos e teorias dentro da física, reconhecendo sua
estrutura conceitual.
-
Ampliar a compreensão dos modelos microscópicos da matéria, reconhecendo suas
condições de aplicação e utilizando-os na análise de situações concretas.
Matemática: - Identificar
coordenadas de pontos e equações de circunferências, destacando as principais
relações entre seus elementos.
- Calcular e
interpretar média, moda e mediana, a partir de um conjunto de dados
representados por uma tabela de distribuição de frequências e/ou estimar e
interpretar a média, a moda e a mediana a partir de um conjunto de dados
representados graficamente, interpretando resultados.
- Identificar e
calcular razões trigonométricas no triângulo retângulo, aplicando-as na
obtenção de distâncias e na resolução de problemas que envolvam essas razões.
Sociologia:
- Conhecer, compreender
e problematizar a questão do meio ambiente e sustentabilidade.
- Conhecer, compreender e problematizar o
surgimento das organizações não-governamentais.
Filosofia:
- Conhecer, compreender
e problematizar as noções de Estado de Natureza, Contrato Social e Estado.
- Conhecer, compreender e problematizar a
noção de vontade livre no agir humano.
- Conhecer, compreender e problematizar a
noção de valores morais e as concepções clássicas de virtude.
Educação Física: - Aprofundar o conhecimento para realizar práticas corporais com mais
consciência, projetando a continuidade com autonomia, valorizando a
participação da comunidade.
Arte: - Improvisar e
representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem
teatral, aproximando-se de modos mais elaborados de fazer arte.
- Fazer
uso de grafias musicais convencionais e não convencionais.
- Expressar-se e comunicar-se através da improvisação, composição e interpretação
musicais, aproximando-se de modos mais elaborados de fazer arte.
- Expressar-se nas modalidades da instalação e em projetos de
intervenção, experimentando e pesquisando suas possibilidades, aproximando-se
de modos mais elaborados de fazer arte.
- Expressar-se nas modalidades da linguagem visual fotográfica e
filmográfica, experimentando e pesquisando suas possibilidades, aproximando-se
de modos mais elaborados de fazer arte.
4. METODOLOGIA
O Projeto “Meio ambiente e
cidadania no contexto escolar: O destino do lixo de forma consciente” será
desenvolvido com os alunos das series finais do Ensino Médio Regular e do
Segundo Seguimento do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), junto
à disciplina de Biologia, Sociologia e Geografia, em que são abordados
conteúdos relacionados ao meio ambiente, pretendendo-se uma abordagem vinculada
diretamente ao cotidiano do município e do aluno, de uma forma contextualiza,
problematizadora, interativa e dialógica. Pretende-se utilizar como lócus para
o desenvolvimento do projeto a escola e as ruas de thaumaturguense.
O projeto será desenvolvido de
forma interdisciplinar, envolvendo a interação professor e aluno em sala de
aula, e em atividades extracurriculares, levar aos educandos uma forma de
aprendizagem holística, fortalecendo seus valores e atitudes, permitindo seu
desenvolvimento como um todo, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente
e dando ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.
O projeto será desenvolvido
através das seguintes estratégias e ações:
- Elaboração
de atividades para divulgação do projeto junto à comunidade escolar.
- Sensibilização
dos alunos por meio de vídeo, livros, estudo do meio, jornais, textos
informativos, dinâmicas, oficinas e outros recursos que utilizem as
múltiplas linguagens.
- Entrevistas,
fotografias e vídeo das ruas thaumaturguense.
- Utilização
efetiva e eficiente das lixeiras colocados nos corredores, pátio e em
salas de aula.
- Confeccionar
slogans e cartazes;
- Fazer
uma campanha com os alunos p/ não misturarem lixo nas lixeiras;
- Separação
do lixo coletado, acondicionando-o em sacos plásticos que deverão ser
guardados na própria escola.
- Utilizar
os materiais recicláveis selecionados na escola em objetos artesanais.
- Discutir
o conceito de lixo e introduzir o conceito materiais recicláveis, para
certos “lixos”;
- Fazer
cartazes mostrando quanto tempo à natureza leva para absorver detritos;
- Orientar
os alunos para fazerem em casa a separação do lixo, criando o cesto para
lixo úmido (cascas de frutas e restos de comidas) e lixo seco (todos os
materiais recicláveis, separados pelas cores convencionais).
- Produção
de relatório das pesquisas e observação realizadas.
- Estudo
de estatística sobre o destino do lixo de forma consciente.
- Elaboração
de gráficos e tabelas dos dados coletados pelos alunos.
- Elaboração
de artesanato dos lixos reciclável coletados pelos alunos.
- Produção de estórias em quadrinhos e charges.
- Pesquisas de campo com entrevistas e analise da
realidade local nas ruas thaumaturguense.
- Sessão de filmes e documentários sobre o tema.
- Realização de experimentos com as matérias
orgânicas e inorgânicas do lixo local.
- A culminância do projeto será desenvolvida
internamente na escola/nas turmas dos terceiros anos; através de exposição
dos dados coletadas através de gráficos, painéis com fotografias, vídeos,
artes artesanais; apresentação de experimentos, peças teatrais, desfiles
de modas com material reciclável e palestra sobre a reciclagem do lixo
domestico.
5. ACOMPANHAMENTO
O projeto será avaliado
gradativamente pela participação dos alunos, professores e comunidade. A
mudança de valores, atitudes e posturas ocorre lentamente e a obtenção de um
resultado positivo depende do envolvimento de todos em um exercício de
cidadania.
Parte da avaliação se dará
através da aplicação de questionários, tanto aos docentes como para os
discentes, a fim de se investigar a concepção que ambos têm acerca do tema
Educação Ambiental, a abordagem metodológica conferida a ao tema trabalhado
sobre o “Meio ambiente e cidadania no contexto escolar”. A outra parte se dará
através de observação, principalmente das reações e atitudes dos alunos antes,
durante e depois do desenvolvimento do projeto. Estes instrumentos de coleta de
dados (questionários e observação) serão utilizados visando não causar nenhum
tipo de constrangimento e deixar, tanto professores como alunos, à vontade para
que expusessem as suas ideias sem sentir-se pressionadas.
6. CRONOGRAMA
6.1. CRONOGRAMA GERAL
Atividades Realizadas
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Tema e
delimitação
|
X
|
|||
Pesquisa
bibliográfica
|
X
|
|||
Objetivos
da Pesquisa
|
X
|
|||
Fundamentação
Teórica
|
X
|
|||
Procedimentos
Metodológicos
|
X
|
|||
Preparo
de material de divulgação e didático
|
X
|
|||
Divulgação
|
X
|
|||
Realização
do projeto
|
X
|
X
|
X
|
|
Culminância
|
X
|
|||
Avaliação
do projeto
|
X
|
|||
Preparação
do relatório
|
X
|
|||
Entrega
do relatório final
|
X
|
6.2. CRONOGRAMA ESPECÍFICO
AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGOFICA
|
|||||
DATA
|
CONTEÚDO A SER TRABALHADO
|
ATIVIDADE
|
RESPONSÁVEL
|
||
DIA
|
MÊS
|
ANO
|
|||
01
|
06
|
2013
|
Problemas Ambientais locais.
|
Palestra
|
Secretário Municipal do Meio
Ambiente - José Maria
|
Problemas Ambientais Globais
|
Cinema: documentário: Uma
verdade inconveniente
|
Coordenação Pedagógica e Professores
|
|||
19
|
07
|
2013
|
Culminância
|
Dos alunos
|
Professores
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
|||||
01 data show; 01 notebook; 01 bandei; 01microfone; 01 caixa de som
como cabo de saída; 01 Documentário: problemas ambientais globais; reservar o
auditório do Centro de Cultura e Florestania; vaso de lixo para coleta
seletiva de lixo para reciclagem; Panfletos; Copias; Papel A4 e ofício.
|
PROFESSORES:...............................................................................................
DISCIPLINA:.......................................................................................................
SÉRIES:
......................... TURMAS:
.............................. TURNOS:..................
|
|||||
DATA
|
CONTEÚDO
A SER TRABALHADO
|
ATIVIDADE
INTERCLASSE
|
ATIVIDADE
EXTRACLASSE
|
||
DIA
|
MÊS
|
ANO
|
|||
27
|
05
|
2013
|
|||
2013
|
|||||
19
|
07
|
2013
|
|||
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
|||||
01 data show; 01 notebook; 01 bandei; 01microfone; 01 caixa de som
como cabo de saída; 03 - vaso de lixo para coleta seletiva de lixo para
reciclagem; Panfletos; Copias; Papel A4 e ofício; sacos de lixo; máquina
fotográfica; gravador de áudio; papel madeira; cartolina; EVA; TNT; Fita
crepe e camisetas com símbolo do Projeto
|
7. REFERÊNCIAL
FONTES DE PESQUISA
FONTE DE ESTUDO
ARAÚJO, M. I. de O. Revista Brasileira de Educação
Ambiental, nº 0. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental
CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: A
formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
CASTRO, M. A. de. A reciclagem no contexto escolar.
Disponível em:www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/448-4.pdf. Acesso
feito em 12 de maio de 2012.
Projeto Município Verde. Disponível em:
http://www.paragominas.pa.gov.br. Acesso feito em 12 de maio de 2012.
PHILIPPI Jr., A.; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.;
NAVEGANTES, R. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus
Editora, 2000.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? São Paulo:
Ed. Brasiliense, 1994.
SATO, M. Formação em Educação Ambiental: da escola
à comunidade. Brasília: MEC, 2000.
TRAVASSOS, E. G. A prática da educação ambiental
nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.
projeto muito bacana, vamos tentar fazer algo assim no colegio objetivo zona norte sp, bem legal, parabéns pelo conteudo
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