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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Projeto meio ambiente e cidadania


Projeto meio ambiente e cidadania

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: Elvira Ferreira Gomes

Endereço: Rua Mario Lobão             N°.: s/n                  Bairro: Centro

Município: Marechal Thaumaturgo              Estado: Acre

Gestora: Maria Silvania Firmino do Nascimento

Coordenação Pedagógica: Aderlan Gomes de Almeida. Janete de Azevedo Brandão e Rosalina Costa Damasceno.

Coordenadora de Ensino: Maria Francisca Tavares Borges

Auxiliar de Secretaria: Laires Benedito da Silva e Maria Suzete Firmino do Nascimento

Professores: Professores de todas as áreas do conhecimento da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Disciplinas: Português; Matemática; história; Geografia; Biologia; Sociologia; Filosofia; Química; Física; Arte; Educação Física; Inglês e Espanhol

Público Alvo: alunos da 3ª série do ensino médio e EJA II

Mentor: Coordenação Pedagógica

Elaborador: Aderlan Gomes de Almeida

 

TEMA

Meio Ambiente e Cidadania no Contexto Escolar

 

TITULO

O destino do lixo de forma consciente

 SUMÁRIO

01. OBJETIVOS ............................................................................................ 04

1.1. Objetivo Geral ..........................................................................................04

1.2. Objetivos Específicos ..............................................................................04

02. JUSTIFICATIVA....................................................................................... 05

03. CAPACIDADES A SEREM TRABLHADAS.............................................06

04. METODOLOGIA ........................................................................................09

05. ACOMPANHAMENTO ..............................................................................11

06. CRONOGRAMA ........................................................................................12

6.1. Cronograma Geral.....................................................................................12

6.2. Cronograma Específico.............................................................................12

07. REFERÊNCIAS ..........................................................................................13

 01. OBJETIVOS

1.1- Objetivo Geral

Aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que se consiga uma perspectiva global da questão ambiental, capaz de despertar e integrar a comunidade escolar para uma consciência ambiental, oportunizando a cada educando um conhecimento que possa permitir uma mudança de comportamento voltado à proteção da natureza como um todo, além de oferecer aos professores um eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental e para a formação cidadã.

1.2- Objetivos Específicos

  • Compartilhar conhecimentos e ações de meio ambiente e cidadania com toda a comunidade escolar;
  • Trabalhar a realidade do município e de nossas escolas buscando soluções para questões ambientais, possibilitando a tomada de posição frente a problemas fundamentais e urgentes da vida social;
  • Modificar atitudes e práticas pessoais por meio da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e na comunidade que levem a interações construtivas na sociedade;
  • Sensibilizar a comunidade escolar com relação a atitudes e comportamentos ambientalmente corretos e voltados para a prática da cidadania;
  • Viabilizar a coleta seletiva do lixo na escola;
  • Conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum;
  • Trabalhar a coleta seletiva do lixo inserida numa perspectiva interdisciplinar da do meio ambiente e da cidadania para que os alunos sejam capazes de intervir na realidade que os cerca, observando e analisando fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
  • Fazer com que o aluno possa perceber a importância da coleta seletiva e da reciclagem do lixo como instrumentos facilitadores para a sua aprendizagem e para melhoria da qualidade de vida.
  • Conscientizar os alunos para que possa utilizar de maneira correta as lixeiras seletivas da escola;
  • Multiplicar as informações para a comunidade escolar, familiar e seu entorno.


2. JUSTIFICATIVA

Este projeto de caráter interdisciplinar tem como foco o meio ambiente e a cidadania com o tratamento didático relacionado à reciclagem e coleta seletiva do lixo gerado na escola e nas ruas. O projeto visa propiciar um trabalho de conscientização da comunidade escolar como um todo. Ademais, subsidiará os alunos na apropriação das práticas utilizadas nos vários ambientes institucionais internos da escola.

Assim sendo, a comunidade local, educadores, a família e as esferas governamentais estaduais estarão presentes e unidos para propor soluções adequadas para uma melhor qualidade de vida.

O projeto tem por prioridade, colaborar na formação de pessoas que ajam com responsabilidades, autonomia e criatividade, assim como construir uma consciência ambiental critica e cidadã. Neste momento histórico, julgamos pertinente que cada aluno e toda a comunidade escolar atentem de fato para as questões ambientais, visando os problemas de ordem universais, e principalmente nossas necessidades imediatas e futuras.

Este projeto busca a integração de novos conhecimentos significativos, com vista na politica ambiental do município. Como também, analisar a cultura do povo thaumaturguense em relação o destino do lixo no meio social atreves de gravação de vídeos, fotos, entrevistas e outros meios que proporcionem o reconhecimento das práticas ilícitas em relação ao destino do lixo nas ruas thaumaturguense.

Que toda a comunidade escolar mediada por ações pedagógicas pensem sobre as formas de ensinar e as várias de aprender e que se utilize destas informações para o sucesso do andamento do projeto.

 
3. Capacidades A SEREM Trabalhadas

 

Língua portuguesa: Compreender e fazer uso da linguagem como atividade interativa, de comunicação, de acesso a informações e de expressão, considerando sempre a relação existente entre aquele que diz, o que ele diz e a quem diz algo, em situações sociais reais.

- Produzir textos escritos de autoria, dos gêneros previstos para o ano, desenvolvendo procedimentos de escritor, coerentes com a situação comunicativa e com os padrões normativos da língua.

- Utilizar a linguagem oral de forma adequada em diferentes situações comunicativas e desenvolver cada vez mais a escuta ativa, considerando e respeitando os diferentes modos de falar.

- Produzir leituras de textos de diferentes gêneros[1], considerando diferentes propósitos, que atendam a interesses sociais diversos, e aprendendo cada vez mais a posicionar reflexiva e criticamente em relação ao que é lido[2].

 

Inglês: - Reconhecer que a língua inglesa é instrumento de acesso a informações, a estilos de vida e à cultura de outros povos.

- Produzir texto oral e escrito, utilizando elementos de coesão e de coerência textual.

 

Espanhol: - Compreender que a linguagem verbal se organiza, também, através de recursos expressivos.

- Ler algumas obras de autores da literatura de língua espanhola e conhecer sua vida, o contexto sociocultural em que a obra foi produzida e diferentes percepções sobre essa produção.

- Produzir texto oral e escrito, se empenhando em utilizar adequadamente elementos de coesão e de coerência textual.

 

História: - Refletir criticamente sobre dicotomias existentes entre capitalismo e socialismo no mundo contemporâneo.

- Refletir sobre o processo de industrialização e urbanização no Brasil no século XX.

 

Geografia: - Pesquisar a memória do lugar a partir de relatos contados por moradores mais antigos, para resgatar a história do lugar, suas características, peculiaridades, dificuldades, possibilidades de mudanças.

- Compreender como se dão os processos de produção do espaço e de ocupação do espaço urbano, bem como sua relação com o rural.

 

Biologia: - Regularidades em fenômenos e processos biológicos para construir generalizações, como perceber que a estabilidade de qualquer sistema vivo, seja um ecossistema, seja um organismo vivo, depende da perfeita interação entre seus componentes e processos e que alterações em qualquer de suas partes desequilibram seu funcionamento, às vezes de maneira irreversível, como ocorre em um ecossistema.

 

Química: - Desenvolver conhecimentos de química orgânica, a partir do estudo de hidrocarbonetos, identificando sua presença no mundo contemporâneo.

- Reconhecer, nomear e representar as fórmulas de compostos de diferentes funções orgânicas (oxigenadas, nitrogenadas e halogenadas) e compreender o papel e os efeitos dos diferentes compostos presentes nos alimentos, neurotransmissores, substâncias lícitas (remédios e bebidas alcoólicas) e ilícitas (drogas psicoativas) no organismo humano.

- Distinguir os diferentes isômeros planos e espaciais, quanto às fórmulas estruturais, nomes e propriedades, equacionar as transformações químicas de compostos orgânicos para a fabricação de diferentes produtos de consumo e compreender as estruturas moleculares e os processos de fabricação de diferentes polímeros presentes em produtos industrializados no nosso cotidiano.

 

Física: - Ampliar o processo pessoal de letramento e as possibilidades de utilizar adequadamente os diferentes textos (especialmente expositivos[3] em situações de leitura, escrita e uso da linguagem oral formal).

- Ampliar a capacidade de integração e de sistematização de fenômenos e teorias dentro da física, reconhecendo sua estrutura conceitual.

- Ampliar a compreensão dos modelos microscópicos da matéria, reconhecendo suas condições de aplicação e utilizando-os na análise de situações concretas.

 

Matemática: - Identificar coordenadas de pontos e equações de circunferências, destacando as principais relações entre seus elementos.

- Calcular e interpretar média, moda e mediana, a partir de um conjunto de dados representados por uma tabela de distribuição de frequências e/ou estimar e interpretar a média, a moda e a mediana a partir de um conjunto de dados representados graficamente, interpretando resultados.

- Identificar e calcular razões trigonométricas no triângulo retângulo, aplicando-as na obtenção de distâncias e na resolução de problemas que envolvam essas razões.

 

Sociologia: - Conhecer, compreender e problematizar a questão do meio ambiente e sustentabilidade.

- Conhecer, compreender e problematizar o surgimento das organizações não-governamentais.

 

Filosofia: - Conhecer, compreender e problematizar as noções de Estado de Natureza, Contrato Social e Estado.

- Conhecer, compreender e problematizar a noção de vontade livre no agir humano.

- Conhecer, compreender e problematizar a noção de valores morais e as concepções clássicas de virtude.

Educação Física: - Aprofundar o conhecimento para realizar práticas corporais com mais consciência, projetando a continuidade com autonomia, valorizando a participação da comunidade.

 

Arte: - Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral, aproximando-se de modos mais elaborados de fazer arte.

- Fazer uso de grafias musicais convencionais e não convencionais.

- Expressar-se e comunicar-se através da improvisação, composição e interpretação musicais, aproximando-se de modos mais elaborados de fazer arte.

- Expressar-se nas modalidades da instalação e em projetos de intervenção, experimentando e pesquisando suas possibilidades, aproximando-se de modos mais elaborados de fazer arte.

- Expressar-se nas modalidades da linguagem visual fotográfica e filmográfica, experimentando e pesquisando suas possibilidades, aproximando-se de modos mais elaborados de fazer arte.

 
4. METODOLOGIA

O Projeto “Meio ambiente e cidadania no contexto escolar: O destino do lixo de forma consciente” será desenvolvido com os alunos das series finais do Ensino Médio Regular e do Segundo Seguimento do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), junto à disciplina de Biologia, Sociologia e Geografia, em que são abordados conteúdos relacionados ao meio ambiente, pretendendo-se uma abordagem vinculada diretamente ao cotidiano do município e do aluno, de uma forma contextualiza, problematizadora, interativa e dialógica. Pretende-se utilizar como lócus para o desenvolvimento do projeto a escola e as ruas de thaumaturguense.

O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo a interação professor e aluno em sala de aula, e em atividades extracurriculares, levar aos educandos uma forma de aprendizagem holística, fortalecendo seus valores e atitudes, permitindo seu desenvolvimento como um todo, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente e dando ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.

O projeto será desenvolvido através das seguintes estratégias e ações:

  • Elaboração de atividades para divulgação do projeto junto à comunidade escolar.
  • Sensibilização dos alunos por meio de vídeo, livros, estudo do meio, jornais, textos informativos, dinâmicas, oficinas e outros recursos que utilizem as múltiplas linguagens.
  • Entrevistas, fotografias e vídeo das ruas thaumaturguense.
  • Utilização efetiva e eficiente das lixeiras colocados nos corredores, pátio e em salas de aula.
  • Confeccionar slogans e cartazes;
  • Fazer uma campanha com os alunos p/ não misturarem lixo nas lixeiras;
  • Separação do lixo coletado, acondicionando-o em sacos plásticos que deverão ser guardados na própria escola.
  • Utilizar os materiais recicláveis selecionados na escola em objetos artesanais.
  • Discutir o conceito de lixo e introduzir o conceito materiais recicláveis, para certos “lixos”;
  • Fazer cartazes mostrando quanto tempo à natureza leva para absorver detritos;
  • Orientar os alunos para fazerem em casa a separação do lixo, criando o cesto para lixo úmido (cascas de frutas e restos de comidas) e lixo seco (todos os materiais recicláveis, separados pelas cores convencionais).
  • Produção de relatório das pesquisas e observação realizadas.
  • Estudo de estatística sobre o destino do lixo de forma consciente.
  • Elaboração de gráficos e tabelas dos dados coletados pelos alunos.
  • Elaboração de artesanato dos lixos reciclável coletados pelos alunos.
  • Produção de estórias em quadrinhos e charges.
  • Pesquisas de campo com entrevistas e analise da realidade local nas ruas thaumaturguense.
  • Sessão de filmes e documentários sobre o tema.
  • Realização de experimentos com as matérias orgânicas e inorgânicas do lixo local.
  • A culminância do projeto será desenvolvida internamente na escola/nas turmas dos terceiros anos; através de exposição dos dados coletadas através de gráficos, painéis com fotografias, vídeos, artes artesanais; apresentação de experimentos, peças teatrais, desfiles de modas com material reciclável e palestra sobre a reciclagem do lixo domestico.


5. ACOMPANHAMENTO

O projeto será avaliado gradativamente pela participação dos alunos, professores e comunidade. A mudança de valores, atitudes e posturas ocorre lentamente e a obtenção de um resultado positivo depende do envolvimento de todos em um exercício de cidadania.

Parte da avaliação se dará através da aplicação de questionários, tanto aos docentes como para os discentes, a fim de se investigar a concepção que ambos têm acerca do tema Educação Ambiental, a abordagem metodológica conferida a ao tema trabalhado sobre o “Meio ambiente e cidadania no contexto escolar”. A outra parte se dará através de observação, principalmente das reações e atitudes dos alunos antes, durante e depois do desenvolvimento do projeto. Estes instrumentos de coleta de dados (questionários e observação) serão utilizados visando não causar nenhum tipo de constrangimento e deixar, tanto professores como alunos, à vontade para que expusessem as suas ideias sem sentir-se pressionadas.

 
6. CRONOGRAMA

6.1. CRONOGRAMA GERAL

Atividades Realizadas
Abril
Maio
Junho
Julho
Tema e delimitação
X
Pesquisa bibliográfica
X
Objetivos da Pesquisa
X
Fundamentação Teórica
X
Procedimentos Metodológicos
X
Preparo de material de divulgação e didático
X
Divulgação
X
Realização do projeto
X
X
X
Culminância
 
 
 
X
Avaliação do projeto
X
Preparação do relatório
X
Entrega do relatório final
X

6.2. CRONOGRAMA ESPECÍFICO

AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGOFICA
DATA
CONTEÚDO A SER TRABALHADO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL
DIA
MÊS
ANO
01
06
2013
Problemas Ambientais locais.
Palestra
Secretário Municipal do Meio Ambiente - José Maria
Problemas Ambientais Globais
Cinema: documentário: Uma verdade inconveniente
Coordenação Pedagógica e Professores
19
07
2013
Culminância
Dos alunos
Professores
RECURSOS DIDÁTICOS
01 data show; 01 notebook; 01 bandei; 01microfone; 01 caixa de som como cabo de saída; 01 Documentário: problemas ambientais globais; reservar o auditório do Centro de Cultura e Florestania; vaso de lixo para coleta seletiva de lixo para reciclagem; Panfletos; Copias; Papel A4 e ofício.

 

PROFESSORES:...............................................................................................
DISCIPLINA:.......................................................................................................
SÉRIES: ......................... TURMAS: .............................. TURNOS:..................
DATA
CONTEÚDO A SER TRABALHADO
ATIVIDADE INTERCLASSE
ATIVIDADE EXTRACLASSE
DIA
MÊS
ANO
27
05
2013
 
 
 
 
 
2013
 
 
 
19
07
2013
 
 
 
RECURSOS DIDÁTICOS
01 data show; 01 notebook; 01 bandei; 01microfone; 01 caixa de som como cabo de saída; 03 - vaso de lixo para coleta seletiva de lixo para reciclagem; Panfletos; Copias; Papel A4 e ofício; sacos de lixo; máquina fotográfica; gravador de áudio; papel madeira; cartolina; EVA; TNT; Fita crepe e camisetas com símbolo do Projeto

 

7. REFERÊNCIAL

 

FONTES DE PESQUISA

 


 


 


 


 


 


 


 

Jornal Mundo Jovem: www.mundojovem.com.br

 

FONTE DE ESTUDO

ARAÚJO, M. I. de O. Revista Brasileira de Educação Ambiental, nº 0. Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: A formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

CASTRO, M. A. de. A reciclagem no contexto escolar. Disponível em:www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/448-4.pdf. Acesso feito em 12 de maio de 2012.

Projeto Município Verde. Disponível em: http://www.paragominas.pa.gov.br. Acesso feito em 12 de maio de 2012.

PHILIPPI Jr., A.; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.; NAVEGANTES, R. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.

SATO, M. Formação em Educação Ambiental: da escola à comunidade. Brasília: MEC, 2000.

TRAVASSOS, E. G. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.




 
 
 

Um comentário:

  1. projeto muito bacana, vamos tentar fazer algo assim no colegio objetivo zona norte sp, bem legal, parabéns pelo conteudo

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