Projeto:
Festa Junina
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Elvira Ferreira Gomes
Município:
Marechal Thaumaturgo Estado: Acre
Disciplinas:
Nas diversas áreas do conhecimento.
Organizadora
do projeto: Gestora:
Maria Silvania Firmino do Nascimento, Coordenadores Pedagógicos: Aderlan
Gomes de Almeida; Janete de Azevedo Brandão e Rosalina Costa
Damasceno.
Colaboradores:
Professores
de todas as áreas do conhecimento, Coordenadores Pedagógicos e Administrativos,
gestora e Coordenadora de Ensino.
Mentor: Gestora
Silvania Firmino do Nascimento
Elaborador: Aderlan
Gomes de Almeida
Público Alvo:
Alunos da 1ª, 2ª e 3ª série e EJA I e II
TEMA: Festa
Junina
TITULO: Festa
e animação, casa em nome de São Pedrão.
“O presente projeto pedagógico:
Festa Junina; foi elaborado para a E.E.F.G. como sugestão para estudo sobre a temática.
Espero que seja útil aos interessados em trabalhar esse tema”.
02.
Justificativa
O mês de
Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto
“Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, sendo que o auge da
festa acontece no dia 29, noite de São Pedro. São comuns em todas as regiões do
Brasil os festejos juninos, mas na região Nordeste esses festejos ganham maior
proporção. Essas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a
ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No
contexto escolar o mesmo acontece e a escola tem um papel importante no resgate
e valorização dessas tradições.
3
Objetivos
3.1
Objetivo Geral:
Enriquecer
o conhecimento dos alunos quanto aos costumes que envolvem as festas juninas,
para que os mesmos possam valorizar essas tradições culturais.
3.2 Objetivos Específicos:
- Conhecer a origem das festas juninas (História);
- Compreender como são comemoradas essas festividades em alguns
lugares do mundo (Geografia);
- Conhecer a história de vida dos santos padroeiros dessas
festividades (Filosofia);
- Estudar a simbologia e riqueza de tradições
que envolvem as festas (Sociologia)
- Apreciar e conhecer as características
rítmicas – musicais que compõem as festividades (Artes);
- Estudar a culinária apreciada nessas festas (Biologia);
- Estimular a criatividade, a imaginação e o envolvimento dos alunos
em torno da temática, mediante estudo da literatura e produções textuais
orais ou escritas, pesquisas e atividades artísticas (Língua portuguesa,
inglês e Espanhol).
3.3
Objetivo compartilhado:
Realizar
um festival de cultura junina, no qual os alunos apresentarão os conhecimentos
adquiridos acerca da temática e suas produções nas várias áreas disciplinares
que dão suporte ao estudo.
04
Procedimentos Metodológicos e Atividades
Sugestões:
- Em História: pesquisas na internet
acerca da origem das festas juninas e resumo do conteúdo pesquisado
(atividade individual);
- Em Geografia:
pesquisa na Internet sobre as comemorações juninas em outros lugares do
mundo, apresentação de seminários sobre o assunto (atividade em grupo-
cada grupo fala sobre as tradições em um local diverso);
- Em Filosofia: pesquisa na internet ou em
livros acerca da história de vida dos santos: Antônio, João e Pedro;
confeccionar cartazes com gravuras ou desenhos, fazendo um breve
resumo da vida de cada um deles;
- Em Sociologia:
aulas expositivas e dialogadas sobre as tradições juninas, propor a
construção de toda a simbologia junina através de criações artísticas que
representem as festas(maquetes);
- Em Artes: Pesquisar na internet as
características dos ritmos juninos: forró, xote e xaxado e como se dança
esses ritmos ou pesquisar os tipos de quadrilhas juninas. Expor os
resultado das pesquisas através de aulas expositivas e dialogadas;
- Em Biologia: Pesquisar na internet os
alimentos que fazem parte da culinária junina e como são produzidos.
Elaborar resumos do conteúdo;
- Língua portuguesa, inglês e
Espanhol: Literatura
e Produções textuais orais ou escritas, pesquisas e atividades artísticas.
Computador, impressora, Internet, papeis
diversificados, colas, tesouras, isopor, aparelhos de som, projetor, entre
outros.
06. Avaliação
A
avaliação será mediante a observação do envolvimento individual e coletivo dos
alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
07.
Culminância
Para a
culminância do projeto a proposta é realizar um Festival de Cultura Junina, com
organização de apresentações diversas entre ela a quadrilha junina.
Obs.: O dinheiro arrecadado na festividade será
utilizado para compra de materiais diversos emergências para a escola e na
compra dos recursos necessários para a realização do desfile no dia 05 de
Novembro do corrente ano – aniversário da Cidade de Marechal Thaumaturgo.
08. Descrição e
divisão das atividades.
LOCUÇÃO: Rair
de Lima Nicácio
N°
|
Homens
|
Mulheres
|
01
|
|
|
02
|
|
|
03
|
|
|
04
|
|
|
05
|
|
|
06
|
|
|
07
|
|
|
08
|
|
|
09
|
|
|
10
|
|
|
11
|
|
|
12
|
|
|
13
|
|
|
14
|
|
|
15
|
|
|
16
|
|
|
17
|
|
|
18
|
|
|
19
|
|
|
20
|
|
|
2°. Atrações:
ATRAÇÕES
|
RESPONSÁVEIS
|
RECURSOS
|
Apresentação da Fanfarra EFG;
|
|
|
Quadrilha Junina;
|
|
|
Músicas eletrônicas;
|
|
|
Apresentação de grupos de dança;
|
|
|
3°. Competições:
COMPETIÇÕES
|
RESPONSÁVEIS
|
RECURSOS
|
PREMIAÇÃO
|
Melhor cantor
|
|
|
|
|
|
|
|
Melhor declaração de amor
|
|
|
|
Melhor dançarino
|
|
|
|
Melhor traje caipira
|
|
|
|
Rifa
|
|
|
|
Bingo
|
|
|
|
4°. Brincadeiras;
BRINCADEIRAS
|
RESPOSÁVEIS
|
RECURSOS
|
PREMIAÇÃO
|
Pau de sebo
|
|
|
|
Correio elegante
|
|
|
|
Pula-pula
|
|
|
|
5°. Jogos:
JOGOS
|
RESPOSÁVEIS
|
RECURSOS
|
PREMIAÇÃO OU MOTIVAÇÃO
|
Pescaria
|
|
|
|
Boliche
|
|
|
|
Argola
|
|
|
|
Jogo do palhaço
|
|
|
|
Jogo de Boliche com o pé
|
|
|
|
6°. Vendas:
PRODUTOS
|
QT
|
VAL
UNIT
|
VALOR TOTAL
|
RESPONSÁVEL
|
Sorvete
|
|
|
|
|
Bolo de macaxeira
|
|
|
|
|
Quibe
|
|
|
|
|
Pudim
|
|
|
|
|
Torta salgada
|
|
|
|
|
Banana Frita
|
|
|
|
|
Churrascos
|
|
|
|
|
Refrigerantes
|
|
|
|
|
Galinha picante
|
|
|
|
|
Pipocas
|
|
|
|
|
Torta doce
|
|
|
|
|
Panqueca
|
|
|
|
|
Preparo:
PRODUTOS
|
QT
|
INGREDIENTES
|
QT
|
VALOR UNIT
|
VALOR TOTAL
|
Sorvete
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Bolo de macaxeira
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Quibe
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Pudim
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Torta salgada
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Banana frita
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Churrascos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Refrigerantes
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Galinha picante
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Pipocas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|
|
|
||
Torta doce
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Panquecas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
09. Ornamentação:
Todos os funcionários da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário