Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Projeto Interdisciplinar: Aniversário da Cidade


PROJETO 05 de novembro

 

01 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: Justiniano de Serpa

Endereço: Rua 05 de Novembro      N°.: S/N         Bairro: Centro

Município: Marechal Thaumaturgo              Estado: Acre

Professores: Todos professores

Disciplinas: Português; Matemática; História; Geografia; Ciências; Religião; Arte; Educação Física e Espanhol.

 

TEMA: Conhecendo a minha cidade

 

“ Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca...”

Eric Hobsbawm.

 

02 – JUSTIFICATIVA

Não é raro os alunos questionarem: por que estudamos história? Qual a relação entre nossas vidas e os acontecimentos passados e distantes retratados nos livros de história? Com esses questionamentos percebemos a necessidade de ensinar história de modo que o aluno se sinta parte dela e principalmente se perceba como sujeito histórico. Compreendemos que através do estudo da história local o aluno pode desenvolver mais facilmente habilidades como: analisar, compreender, comparar, dentre outras habilidades extremamente importantes no estudo de história. Além de compreender conceitos como cultura, ideologia, identidade, estruturas sociais e relações de poder da história local.

A história local permite ao aluno, por exemplo, identificar as relações de poder ao estudar o conteúdo de Brasil Republicano e ao analisar histórias sobre os chefes políticos locais. Compreender que carnaval e futebol não sintetizam a identidade e a cultura nacional, mas essas múltiplas manifestações culturais também estão presentes na festa de padroeiro e na quadrilha de sua comunidade.

Em virtude das comemorações do 21º aniversário da cidade de Marechal Thaumaturgo, acreditamos ser esse momento propício ao estudo, debate e discussão sobre a história de nossa cidade. Sendo esse conhecimento da história local de relevante importância. Pois a partir do momento em que o aluno desenvolve os conceitos e habilidades citados anteriormente, ele encontra sentido no estudo da história, resultando em uma aprendizagem eficaz das disciplinas.

 

03 - PERÍODO DE EXECUÇÃO

01 a 30 de Outubro e 04 de Novembro.

 

04 – OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Ø  Conhecer a história local. Analisar o passado da cidade para compreender a cultura e identidade dos habitantes. Identificar costumes, conhecer o modo de vida, as relações de trabalho as dificuldades do cotidiano dentre outros aspectos da história do município.

Objetivos Específicos:

Ø  Analisar acontecimentos importantes;

Ø  Compreender o cotidiano dos moradores mais antigos, as relações de trabalho, a religiosidade e as relações de poder;

Ø  Compreender como era a sociedade Thaumaturguense em décadas passadas, que mudanças ocorreram na cidade ao longo dos anos;

Ø  Refletir sobre as tecnologias usadas pelos moradores de gerações passadas e comparar com as que são utilizadas hoje.

 

05 – METODOLOGIA

Estudos através de fóruns e mesas redondas, com apresentação de trabalhos, livros e pesquisas monográficas que abordam aspectos da história do município por estudantes de história, professores ou memorialistas que pesquisam sobre a história local.

 
06 - Disciplinas Envolvidas

1.    Língua Portuguesa
Ano/série
Conteúdo
Metodologia
6° ano
- Trabalhar o hino da cidade enfatizando o significado de cada palavras e frase do hino.
- O significado do nome do município e como surgiu este nome.
 
7° ano
- Resgate dos mitos locais;
- Gramática: Classificação dos substantivos trabalhados, o emprego do artigo, pronome, etc.
 
8° ano
- Resgate das lendas locais;
- Gramática: Verbos;
 
9° ano
- Resgate das anedotas locais;
- Gramática: Coerência e coesão nos textos.
 
1.    História
6° ano
- A história do município contado por diferentes autores. Presente passado e futuro. (emancipação histórica).
 
7° ano
- Os políticos que governaram e governam o município e suas histórias de vida e superação;
 
8° ano
- Resgate dos grandes participante no processor histórico do município. Biografia.
 
9° ano
- As organizações governamentais e não governamental no município.
 
2.    Matemática
6° ano
- Quantidades da população local nos diferentes tempos, gênero e perspectiva de vida.
 
7° ano
- Razão e proporção a cerca do crescimento populacional do município e previsão para os próximos 10 anos; bem como mortalidade infantil.
 
8° ano
- Comparação de preço dos produtos industrializados no município com outros municípios.
- A inflação no município (lei que obriga os comerciantes a colocar nas notas fiscais o valor em imposto pago pelo consumidor).
- Preços dos produtos locais vendidos pelos produtores e preço dos mesmos produtos vendidos pelos comerciantes.
 
9° ano
- Quantidade da população referente a raça e cor da pele destacando os locais de mais concentração dessa população e suas misturas, como se deu?
 
4. Geografia
6° ano
- Espaço geográfico do município de Marechal Thaumaturgo: Mapa geral do município destacando as terras indígenas; reservas e área urbana;
 
7° ano
- Representação gráfica da zona urbana do município; (Hidrografia e tipo de solo)
 
8° ano
- A economia do município: Exportação e importação.
 
9° ano
- Os meios de transporte existente no município de Marechal Thaumaturgo;
 
5. Ciências
6° ano
- Fauna thaumaturguense:
 
7° ano
- Flora do Município: Planas medicinais utilizados pela população thaumaturguense;
 
8° ano
- Gravidez na adolescência no município de Marechal Thaumaturgo;
 
9° ano:
- Pessoas contaminadas com HIV e outras doenças no município;
- Doenças que causam mais morte no município;
 
6. Espanhol
6° ano
- Thaumaturguense Formados em Espanhol ou falam a língua;
- Pessoas que gostariam de se formar em espanhol;
 
7° ano
- Programas, Projetos e produtos que utilizamos que são oriundos da Espanha ou pelo menos são escritos em Espanhol.
 
8° ano
- Países fronteiras e seus dialetos; (suas influencias)
 
9° ano
Classes sociais e distribuição de renda;
 
7. Artes: Resgate dos artistas do município:
6° e 7° ano:
- Pintores e suas pinturas (pintores de tela, quadros, canoa, casas, etc);
- Artesões e seus artesanatos (vassouras, jarros, canoa, batelão, remos, roupas, bijuterias, cadeiras, etc.).
- Arquitetos leigos e suas construções;
 
8° ano
- Músicas mais ouvidas no município;
 
9° ano
- Danças mais prática no município;
 
8. Ed. Física
6° ano
- Atividades físicas desenvolvidas pela população rural e População Urbana do município passado e presente;
 
7° e 8° ano
- As brincadeiras e festas típicas do município;
 
9° ano
- As atividades físicas práticas pelos idosos.
 
9. Religião
6° ano
- As seitas religiosas existente em nosso município.
 
7° ano
Distribuição da população por religiões.
 
8° ano
- O papel das religiões em meio a sociedade Thaumaturgense.
 
9° ano
- As doutrinas das diferentes religiões existentes em nosso município.
 

 
07 – CRONOGRAMA

Atividade
Outubro
Novembro
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Elaboração do Projeto
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Apreciação do Projeto pelos professores
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Apresentação do Projeto para os alunos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Inicio das atividades do projeto (sequência didática em anexo)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Culminância
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



08 – RECURSOS

Cadernos, canetas; Câmera fotográfica; Caixa de som amplificada;
Microfone; Data show.

 

09 - CONVIDADOS/ TEMAS ABORDADOS
Moradores mais antigos do município
 

10 - CULMINÂNCIA

            Serão selecionadas as melhores atividades para serem apresentados durante o desfile de comemoração do aniversário da cidade de Marechal Thaumaturgo no Acre.

 

 

11. BIBLIOGRAFIA

 

3 comentários: