PROJETO 05 de novembro
01 - DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO
Escola: Justiniano
de Serpa
Endereço: Rua
05 de Novembro N°.: S/N Bairro: Centro
Município:
Marechal Thaumaturgo Estado: Acre
Professores: Todos
professores
Disciplinas:
Português; Matemática; História; Geografia; Ciências; Religião; Arte; Educação
Física e Espanhol.
TEMA: Conhecendo
a minha cidade
“ Quase todos os jovens de hoje crescem numa
espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado
público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar
o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca...”
Eric Hobsbawm.
02 – JUSTIFICATIVA
Não é raro os alunos questionarem: por
que estudamos história? Qual a relação entre nossas vidas e os acontecimentos
passados e distantes retratados nos livros de história? Com esses
questionamentos percebemos a necessidade de ensinar história de modo que o
aluno se sinta parte dela e principalmente se perceba como sujeito histórico. Compreendemos
que através do estudo da história local o aluno pode desenvolver mais
facilmente habilidades como: analisar, compreender, comparar, dentre outras
habilidades extremamente importantes no estudo de história. Além de compreender
conceitos como cultura, ideologia, identidade, estruturas sociais e relações de
poder da história local.
A história local permite ao aluno,
por exemplo, identificar as relações de poder ao estudar o conteúdo de Brasil
Republicano e ao analisar histórias sobre os chefes políticos locais.
Compreender que carnaval e futebol não sintetizam a identidade e a cultura
nacional, mas essas múltiplas manifestações culturais também estão presentes na
festa de padroeiro e na quadrilha de sua comunidade.
Em virtude das comemorações do 21º
aniversário da cidade de Marechal Thaumaturgo, acreditamos ser esse momento
propício ao estudo, debate e discussão sobre a história de nossa cidade. Sendo
esse conhecimento da história local de relevante importância. Pois a partir do
momento em que o aluno desenvolve os conceitos e habilidades citados
anteriormente, ele encontra sentido no estudo da história, resultando em uma
aprendizagem eficaz das disciplinas.
03 - PERÍODO
DE EXECUÇÃO
01 a 30 de Outubro e 04 de Novembro.
04 – OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Ø Conhecer a história local. Analisar o passado da cidade para
compreender a cultura e identidade dos habitantes. Identificar costumes,
conhecer o modo de vida, as relações de trabalho as dificuldades do cotidiano dentre
outros aspectos da história do município.
Objetivos Específicos:
Ø Analisar acontecimentos importantes;
Ø
Compreender o cotidiano dos
moradores mais antigos, as relações de trabalho, a religiosidade e as relações
de poder;
Ø
Compreender como era a sociedade
Thaumaturguense em décadas passadas, que mudanças ocorreram na cidade ao longo
dos anos;
Ø Refletir sobre as tecnologias usadas pelos moradores de gerações
passadas e comparar com as que são utilizadas hoje.
05 – METODOLOGIA
Estudos através de fóruns e mesas
redondas, com apresentação de trabalhos, livros e pesquisas monográficas que
abordam aspectos da história do município por estudantes de história,
professores ou memorialistas que pesquisam sobre a história local.
06 - Disciplinas Envolvidas
1.
Língua Portuguesa
|
||
Ano/série
|
Conteúdo
|
Metodologia
|
6° ano
|
- Trabalhar o hino da cidade
enfatizando o significado de cada palavras e frase do hino.
- O significado do nome do
município e como surgiu este nome.
|
|
7° ano
|
- Resgate dos mitos locais;
- Gramática: Classificação
dos substantivos trabalhados, o emprego do artigo, pronome, etc.
|
|
8° ano
|
- Resgate das lendas locais;
- Gramática: Verbos;
|
|
9° ano
|
- Resgate das anedotas locais;
- Gramática: Coerência e
coesão nos textos.
|
|
1.
História
|
||
6° ano
|
- A história do município contado
por diferentes autores. Presente passado e futuro. (emancipação histórica).
|
|
7° ano
|
- Os políticos que governaram e
governam o município e suas histórias de vida e superação;
|
|
8° ano
|
- Resgate dos grandes participante
no processor histórico do município. Biografia.
|
|
9° ano
|
- As organizações governamentais e
não governamental no município.
|
|
2.
Matemática
|
||
6° ano
|
- Quantidades da população local
nos diferentes tempos, gênero e perspectiva de vida.
|
|
7° ano
|
- Razão e proporção a cerca do
crescimento populacional do município e previsão para os próximos 10 anos;
bem como mortalidade infantil.
|
|
8° ano
|
- Comparação de preço dos produtos
industrializados no município com outros municípios.
- A inflação no município (lei que
obriga os comerciantes a colocar nas notas fiscais o valor em imposto pago
pelo consumidor).
- Preços dos produtos locais
vendidos pelos produtores e preço dos mesmos produtos vendidos pelos
comerciantes.
|
|
9° ano
|
- Quantidade da população referente
a raça e cor da pele destacando os locais de mais concentração dessa
população e suas misturas, como se deu?
|
|
4. Geografia
|
||
6° ano
|
- Espaço geográfico do município de
Marechal Thaumaturgo: Mapa geral do município destacando as terras indígenas;
reservas e área urbana;
|
|
7° ano
|
- Representação gráfica da zona
urbana do município; (Hidrografia e tipo de solo)
|
|
8° ano
|
- A economia do município:
Exportação e importação.
|
|
9° ano
|
- Os meios de transporte existente
no município de Marechal Thaumaturgo;
|
|
5. Ciências
|
||
6° ano
|
- Fauna thaumaturguense:
|
|
7° ano
|
- Flora do Município: Planas
medicinais utilizados pela população thaumaturguense;
|
|
8° ano
|
- Gravidez na adolescência no
município de Marechal Thaumaturgo;
|
|
9° ano:
|
- Pessoas contaminadas com HIV e
outras doenças no município;
- Doenças que causam mais morte no
município;
|
|
6. Espanhol
|
||
6° ano
|
- Thaumaturguense Formados em
Espanhol ou falam a língua;
- Pessoas que gostariam de se
formar em espanhol;
|
|
7° ano
|
- Programas, Projetos e produtos
que utilizamos que são oriundos da Espanha ou pelo menos são escritos em
Espanhol.
|
|
8° ano
|
- Países fronteiras e seus
dialetos; (suas influencias)
|
|
9° ano
|
Classes sociais e distribuição de
renda;
|
|
7. Artes: Resgate dos artistas do
município:
|
||
6° e 7° ano:
|
- Pintores e suas pinturas
(pintores de tela, quadros, canoa, casas, etc);
- Artesões e seus artesanatos
(vassouras, jarros, canoa, batelão, remos, roupas, bijuterias, cadeiras,
etc.).
- Arquitetos leigos e suas construções;
|
|
8° ano
|
- Músicas mais ouvidas no
município;
|
|
9° ano
|
- Danças mais prática no município;
|
|
8. Ed. Física
|
||
6° ano
|
- Atividades físicas desenvolvidas
pela população rural e População Urbana do município passado e presente;
|
|
7° e 8° ano
|
- As brincadeiras e festas típicas
do município;
|
|
9° ano
|
- As atividades físicas práticas
pelos idosos.
|
|
9. Religião
|
||
6° ano
|
- As seitas religiosas existente em
nosso município.
|
|
7° ano
|
Distribuição da população por
religiões.
|
|
8° ano
|
- O papel das religiões em meio a
sociedade Thaumaturgense.
|
|
9° ano
|
- As doutrinas das diferentes
religiões existentes em nosso município.
|
|
Atividade
|
Outubro
|
Novembro
|
||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Elaboração do Projeto
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Apreciação do Projeto pelos
professores
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Apresentação do Projeto para os
alunos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Inicio das atividades do projeto
(sequência didática em anexo)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Culminância
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
08 – RECURSOS
Cadernos, canetas; Câmera
fotográfica; Caixa de som amplificada;
Microfone; Data show.
Microfone; Data show.
09 -
CONVIDADOS/ TEMAS ABORDADOS
Moradores mais antigos do município
10 - CULMINÂNCIA
Serão
selecionadas as melhores atividades para serem apresentados durante o desfile
de comemoração do aniversário da cidade de Marechal Thaumaturgo no Acre.
11. BIBLIOGRAFIA
excelente post, irei recomendar para ps alunos de nosso colegio particular zona norte sp
ResponderExcluirachei espetacular!
ResponderExcluirbom projeto! me deu um norte
ResponderExcluir