Projeto: Radia Local
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola: Elvira
Ferreira Gomes
Município:
Marechal Thaumaturgo Estado: Acre
Disciplinas: Todas
as disciplinas.
Organizadora
do projeto: Gestora:
Maria Silvania Firmino do Nascimento, Coordenadores Pedagógicos: Aderlan
Gomes de Almeida; Janete de Azevedo Brandão e Rosalina Costa
Damasceno.
Colaboradores:
Professores
de todas as áreas do conhecimento, Coordenadores Pedagógicos e Administrativos,
gestora e Coordenadora de Ensino.
Mentor: Rair de Lima
Nicácio
Elaborador: Aderlan
Gomes de Almeida
Público Alvo: Alunos
da 1ª, 2ª e 3ª série do Turno da Noite e EJA I e II
TEMA: O
Mundo de Informação
TITULO: Locução,
Informação e Entretenimento.
01. OBJETIVOS ...........................................................................................
03
1.1. Objetivo Geral .........................................................................................03
1.2. Objetivos Específicos ..............................................................................03
02. JUSTIFICATIVA......................................................................................
04
03. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
...........................................................06
04. PROGRAMAÇÃO .....................................................................................07
05. AVALIAÇÃO/CULMINÂNCIA ....................................................................08
5.1. RECURSOS..............................................................................................08
06. REFERÊNCIAS .........................................................................................08
01. OBJETIVOS
1.1- Objetivo Geral
Oportunizar
a participação efetiva do aluno nas atividades escolar, com autonomia,
responsabilidade e liderança na busca de conhecimento e compreensão da
realidade que nos cerca.
1.2- Objetivos Específicos
Ø Participar efetivamente da construção e transmissão da programação de
rádio interagindo de forma criativa e crítica;
Ø Desenvolver a expressão oral e escrita utilizando-se de novas linguagens
e novas tecnologias;
Ø Despertar a criticidade e o posicionamento diante da informação;
Ø Estimular à busca do conhecimento, a autonomia, a liderança e as demais
competências necessárias à cidadania no mundo atual, transformando os alunos de
usuários passivos da mídia a cidadãos sujeitos que se apropriam da informação;
Ø Criar um espaço
informal de ensino estimulando as reflexões e as discussões envolvendo temas
transversais, valorizando a relação construtiva e participativa entre
professores, alunos e demais membros da comunidade escolar.
Ø Propiciar a compreensão e a articulação de novos referenciais pedagógicos
aos alunos do curso normal, desenvolvendo a capacidade de planejar, trabalhar e
tomar decisões em grupo;
Ø Ampliar a capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos
e situações.
“A
principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas
novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que
sejam criadores, inventores, descobridores.”
Jean
Piaget.
O presente projeto partiu da
necessidade de promover dentro do ambiente escolar atividade onde sejam
aplicados, prazerosamente, os conhecimentos adquiridos em sala de aula,
reconhecendo e respeitando potencialidades e competências, por meio da troca e
do diálogo trazendo cada vez mais os alunos para o seio da escola.
Com este trabalho pretende-se favorecer
o protagonismo discente de todos os níveis de ensino, promovendo a discussão, a
pesquisa, o aperfeiçoamento da leitura e da escrita, desenvolvendo a oralidade
e a desinibição, como também incentivando a liberdade de expressão com
responsabilidade.
Busca-se com este projeto a coesão e o
cooperativismo na comunidade escolar e de entorno, bem como a confirmação da
gestão democrática almejada pela atual direção, com a finalidade de melhorar as
relações, a informação e a comunicação dentro da escola, já que a “democratização
do ensino exige nova linguagem em classe (PERRENOUD), ou fora
dela.
Com base na visão de futuro de nossa
instituição, prevista no PPP (Projeto Político Pedagógico), através deste
projeto, vai-se ao encontro dos itens que procuram a participação e o
assessoramento de atividades que visam a integração da escola/comunidade e o
desenvolvimento de projetos relacionados a temas transversais, estimulando,
ainda o uso de mídias na dinamização do processo de ensino-aprendizagem e
redução de desistência dos alunos em especial da EJA.
Procura-se ainda, envolver alunos,
professores, funcionários e pais transformando-os indistintamente em autores e
atores da criação e do resultado final. Segundo Freire (1974:42) “É preciso
que a educação esteja em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos,
adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito,
construir-se como pessoa, transformar o mundo e estabelecer com os outros
homens relações de reciprocidade, fazer a cultura e a história...”
Este projeto já fazia parte dos planos
e aspirações de alguns professores da escola, mas por falta de tempo,
aguardavam o momento mais propício para executá-lo em especial o Professor de
Biologia Rair de Lima Nicácio.
Ø Criação do anteprojeto;
Ø Proposta inicial à direção e supervisão da escola;
Ø Apresentação à equipe responsável para complementação e enriquecimento
do mesmo;
Ø Exposição ao grande
grupo (equipe responsável e colaboradores) da proposta de trabalho;
Ø Organização dos grupos de trabalho e distribuição de tarefas, bem como,
estabelecimento de prazos e horários de funcionamento da futura radia;
Ø Visitação a uma emissora de rádio local com elaboração prévia de questionamentos
aos radialistas e solicitação de apoio e participação, eventual, em alguns
programas da rádio da escola;
Ø Seleção do material que irá ao ar;
Ø Revisão e correção do que irá ser divulgado na rádio;
Ø Inauguração da rádio;
Ø Avaliação do resultado, acertos, correções e adaptações, visando
melhorar o desempenho, a participação e um maior envolvimento do público.
OBSERVAÇÕES
A rádio irá ao ar nos intervalos
diários dos turnos (a princípio) com a participação efetiva, em todas as etapas
de criação e execução, dos alunos do curso Regular e da EJA, não deixando de
privilegiar os demais alunos da escola, bem como os outros membros da
comunidade escolar.
Este projeto visa também, servir como
atividade de apoio aos eventos da escola e reforço a algumas disciplinas, como:
Português, Prática de Ensino, Educação Artística, Ciências, História, etc...
TURMAS
|
PROFESSORES ORIENTADORES
|
DIA DA SEMANA
|
MANHÃ
|
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1° “A”
|
Marliz
e Eva
|
SÁBADO
|
1° “B”
|
Rair
de Lima Nicácio e Eder
|
SEGUNDA
|
1° “C”
|
Eclínio
Furtado do Nascimento e Aragonez
|
QUARTA
|
1° “D”
|
Francisco
Gernilan Gomes de Almeida e Emanuela
|
SEXTA
|
2° “A”
|
Raelisson
do Nascimento Walter
|
SEGUNDA
|
2° “B”
|
Raimunda
Martins
|
QUARTA
|
3° “A”
|
Antônio
Leal e Erivan Caetano
|
SEXTA
|
TARDE
|
||
1° “E”
|
Antônio
Valdir Silva Bezerra
|
SÁBADO
|
1° “F”
|
Morgeana
Alves da Rocha
|
SEGUNDA
|
1° “G”
|
Sandra
Oliveira da Silva
|
QUARTA
|
2° “C”
|
Darlenilda e Sandra
|
SEXTA
|
2° “D”
|
Valdir
Barrrozo Moreira
|
SEGUNDA
|
3° “B”
|
Luiz
Lazaro Leal Albuquerque
|
QUARTA
|
3° “C”
|
Neuda
|
SEXTA
|
NOITE
|
||
2° “E”
|
Jailson
da Costa Oliveira e Alessandro Silva
|
SEGUNDA
|
EJA I “A”
|
Valdélio
José do Nascimento Furtado
|
QUARTA
|
3° “D”
|
Rair e
Alessandro Silva
|
SEXTA
|
EJA I “B”
|
Maria
Elzineide S. Correia
|
SEGUNDA
|
EJA II”A”
|
Elilda
Bezerra de Oliveira
|
QUARTA
|
EJA II “B”
|
Maria
Zulimar de Souza da Conceição
|
SEXTA
|
PROGRAMAÇÃO
Ø Segunda-feira – PROGRAMA “PARTICIPAÇÃO”: Destinado aos alunos da 1°, Série, no qual
poderão solicitar músicas, enviar recados e avisos;
Ø Quarta-feira – PROGRAMA “ATUALIDADES”: Apresentação de trabalhos, estatísticas,
dados importantes, sendo diversificado por músicas selecionadas por um
aluno-DJ;
Ø Sexta-feira – PROGRAMA “PARTICIPAÇÃO”: Destinado aos alunos da 2ª Série, no qual
poderão solicitar músicas, enviar recados e avisos;
Ø Segunda-feira – PROGRAMA “FIQUE POR DENTRO": Mesa redonda ao ar livre ou
entrevistas;
Ø Quarta-feira – PROGRAMA “PARTICIPAÇÃO”: Destinado aos alunos da 3ª Série, no qual
poderão solicitar músicas, enviar recados e avisos;
Ø Sexta-feira – PROGRAMA “PAPO SÉRIO”: Nele serão divulgados os avisos da
direção da escola e divulgação de eventos, intercalando com o oferecimento de
músicas solicitadas pelos professores, funcionários e pais aos alunos.
5. AVALIAÇÃO/CULMINÂNCIA
Este projeto será considerado
satisfatório se mostrar-se eficiente aos seus propósitos desempenhando um papel
formador, informador e comunicador, ganhando sentido e servindo à comunidade
escolar como um todo. E no dia 23 de Novembro será entregue prêmios para: A
turma mais organizada; o melhor locutor e o programa de radio mais criativo e
interativo e para o professor responsável.
6. RECURSOS
N°
|
Recursos
|
Quantidade por videoteca
|
Unidade
|
Valor unitário
|
Valor geral
|
01
|
Caixa
de som
|
01
|
|
|
|
02
|
Microfone
|
02
|
|
|
|
03
|
Computador
|
01
|
|
|
|
07. REFERÊNCIAS
01 - ANEXO
GRADE DO PROGRAMA DE RÁDIO
DATA: .../...../2013
|
HORÁRIO:
|
|||
PROGRAMA:
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||||
EQUIPE:
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||||
TEMA:
|
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INTRODUÇÃO
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VINHETA: Música de Abertura:
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ABERTURA (saudação, identificação, tema)
|
TEMPO:
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|
||||
BREAK (introdução do tema)
TEMPO:
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||||
|
||||
MÚSICAS:
|
TEMPO:
|
|||
ENCERRAMENTO (agradecimentos, despedida, ficha técnica )
|
TEMPO
|
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|
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PRODUTORES
|
COORDENADOR
|
|||
|
Professor:
|
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|
||||
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