Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Projeto: Radia Local


Projeto: Radia Local

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: Elvira Ferreira Gomes

Município: Marechal Thaumaturgo              Estado: Acre

Disciplinas: Todas as disciplinas.

Organizadora do projeto: Gestora: Maria Silvania Firmino do Nascimento, Coordenadores Pedagógicos: Aderlan Gomes de Almeida; Janete de Azevedo Brandão e Rosalina Costa Damasceno.

Colaboradores: Professores de todas as áreas do conhecimento, Coordenadores Pedagógicos e Administrativos, gestora e Coordenadora de Ensino.

Mentor: Rair de Lima Nicácio

Elaborador: Aderlan Gomes de Almeida

Público Alvo: Alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Turno da Noite e EJA I e II

 

TEMA: O Mundo de Informação

TITULO: Locução, Informação e Entretenimento.

 
                                                             SUMÁRIO

01. OBJETIVOS ........................................................................................... 03

1.1. Objetivo Geral .........................................................................................03

1.2. Objetivos Específicos ..............................................................................03

02. JUSTIFICATIVA...................................................................................... 04

03. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ...........................................................06

04. PROGRAMAÇÃO .....................................................................................07

05. AVALIAÇÃO/CULMINÂNCIA ....................................................................08

5.1. RECURSOS..............................................................................................08

06. REFERÊNCIAS .........................................................................................08

 
01. OBJETIVOS

1.1- Objetivo Geral

Oportunizar a participação efetiva do aluno nas atividades escolar, com autonomia, responsabilidade e liderança na busca de conhecimento e compreensão da realidade que nos cerca.

1.2- Objetivos Específicos

Ø  Participar efetivamente da construção e transmissão da programação de rádio interagindo de forma criativa e crítica;

Ø  Desenvolver a expressão oral e escrita utilizando-se de novas linguagens e novas tecnologias;

Ø  Despertar a criticidade e o posicionamento diante da informação;

Ø  Estimular à busca do conhecimento, a autonomia, a liderança e as demais competências necessárias à cidadania no mundo atual, transformando os alunos de usuários passivos da mídia a cidadãos sujeitos que se apropriam da informação;

Ø   Criar um espaço informal de ensino estimulando as reflexões e as discussões envolvendo temas transversais, valorizando a relação construtiva e participativa entre professores, alunos e demais membros da comunidade escolar.

Ø  Propiciar a compreensão e a articulação de novos referenciais pedagógicos aos alunos do curso normal, desenvolvendo a capacidade de planejar, trabalhar e tomar decisões em grupo;

Ø  Ampliar a capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações.

 2. JUSTIFICATIVA

 

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.                                                                                

Jean Piaget.

 

O presente projeto partiu da necessidade de promover dentro do ambiente escolar atividade onde sejam aplicados, prazerosamente, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, reconhecendo e respeitando potencialidades e competências, por meio da troca e do diálogo trazendo cada vez mais os alunos para o seio da escola.

Com este trabalho pretende-se favorecer o protagonismo discente de todos os níveis de ensino, promovendo a discussão, a pesquisa, o aperfeiçoamento da leitura e da escrita, desenvolvendo a oralidade e a desinibição, como também incentivando a liberdade de expressão com responsabilidade.

Busca-se com este projeto a coesão e o cooperativismo na comunidade escolar e de entorno, bem como a confirmação da gestão democrática almejada pela atual direção, com a finalidade de melhorar as relações, a informação e a comunicação dentro da escola, já que a “democratização do ensino exige nova linguagem em classe (PERRENOUD), ou fora dela.

Com base na visão de futuro de nossa instituição, prevista no PPP (Projeto  Político Pedagógico), através deste projeto, vai-se ao encontro dos itens que procuram a participação e o assessoramento de atividades que visam a integração da escola/comunidade e o desenvolvimento de projetos relacionados a temas transversais, estimulando, ainda o uso de mídias na dinamização do processo de ensino-aprendizagem e redução de desistência dos alunos em especial da EJA.

Procura-se ainda, envolver alunos, professores, funcionários e pais transformando-os indistintamente em autores e atores da criação e do resultado final. Segundo Freire (1974:42) “É preciso que a educação esteja em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos, adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo e estabelecer com os outros homens relações de reciprocidade, fazer a cultura e a história...”

Este projeto já fazia parte dos planos e aspirações de alguns professores da escola, mas por falta de tempo, aguardavam o momento mais propício para executá-lo em especial o Professor de Biologia Rair de Lima Nicácio.

 
3. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Ø  Criação do anteprojeto;

Ø  Proposta inicial à direção e supervisão da escola;

Ø  Apresentação à equipe responsável para complementação e enriquecimento do mesmo;

Ø   Exposição ao grande grupo (equipe responsável e colaboradores) da proposta de trabalho;

Ø  Organização dos grupos de trabalho e distribuição de tarefas, bem como, estabelecimento de prazos e horários de funcionamento da futura radia;

Ø  Visitação a uma emissora de rádio local com elaboração prévia de questionamentos aos radialistas e solicitação de apoio e participação, eventual, em alguns programas da rádio da escola;

Ø  Seleção do material que irá ao ar;

Ø  Revisão e correção do que irá ser divulgado na rádio;

Ø  Inauguração da rádio;

Ø  Avaliação do resultado, acertos, correções e adaptações, visando melhorar o desempenho, a participação e um maior envolvimento do público.

 

OBSERVAÇÕES

A rádio irá ao ar nos intervalos diários dos turnos (a princípio) com a participação efetiva, em todas as etapas de criação e execução, dos alunos do curso Regular e da EJA, não deixando de privilegiar os demais alunos da escola, bem como os outros membros da comunidade escolar.

Este projeto visa também, servir como atividade de apoio aos eventos da escola e reforço a algumas disciplinas, como: Português, Prática de Ensino, Educação Artística, Ciências, História, etc...

 4. PROGRAMAÇÃO

TURMAS
PROFESSORES ORIENTADORES
DIA DA SEMANA
MANHÃ
1° “A”
Marliz e Eva
SÁBADO
1° “B”
Rair de Lima Nicácio e Eder
SEGUNDA
1° “C”
Eclínio Furtado do Nascimento e Aragonez
QUARTA
1° “D”
Francisco Gernilan Gomes de Almeida e Emanuela
SEXTA
2° “A”
Raelisson do Nascimento Walter
SEGUNDA
2° “B”
Raimunda Martins
QUARTA
3° “A”
Antônio Leal  e Erivan Caetano
SEXTA
TARDE
1° “E”
Antônio Valdir Silva Bezerra
SÁBADO
1° “F”
Morgeana Alves da Rocha
SEGUNDA
1° “G”
Sandra Oliveira da Silva
QUARTA
2° “C”
Darlenilda e Sandra
SEXTA
2° “D”
Valdir Barrrozo Moreira
SEGUNDA
3° “B”
Luiz Lazaro Leal Albuquerque
QUARTA
3° “C”
Neuda
SEXTA
NOITE
2° “E”
Jailson da Costa Oliveira e Alessandro Silva
SEGUNDA
EJA I “A”
Valdélio José do Nascimento Furtado
QUARTA
3° “D”
Rair e Alessandro Silva
SEXTA
EJA I “B”
Maria Elzineide S. Correia
SEGUNDA
EJA II”A”
Elilda Bezerra de Oliveira
QUARTA
EJA II “B”
Maria Zulimar de Souza da Conceição
SEXTA

PROGRAMAÇÃO

Ø  Segunda-feira – PROGRAMA “PARTICIPAÇÃO”: Destinado aos alunos da 1°, Série, no qual poderão solicitar músicas, enviar recados e avisos;

Ø  Quarta-feira – PROGRAMA “ATUALIDADES”: Apresentação de trabalhos, estatísticas, dados importantes, sendo diversificado por músicas selecionadas por um aluno-DJ;

Ø  Sexta-feira – PROGRAMA “PARTICIPAÇÃO”: Destinado aos alunos da 2ª Série, no qual poderão solicitar músicas, enviar recados e avisos;

Ø  Segunda-feira – PROGRAMA “FIQUE POR DENTRO": Mesa redonda ao ar livre ou entrevistas;

Ø  Quarta-feira – PROGRAMA “PARTICIPAÇÃO”: Destinado aos alunos da 3ª Série, no qual poderão solicitar músicas, enviar recados e avisos;

Ø  Sexta-feira – PROGRAMA “PAPO SÉRIO”:   Nele serão divulgados os avisos da direção da escola e divulgação de eventos, intercalando com o oferecimento de músicas solicitadas pelos professores, funcionários e pais aos alunos.

5. AVALIAÇÃO/CULMINÂNCIA

Este projeto será considerado satisfatório se mostrar-se eficiente aos seus propósitos desempenhando um papel formador, informador e comunicador, ganhando sentido e servindo à comunidade escolar como um todo. E no dia 23 de Novembro será entregue prêmios para: A turma mais organizada; o melhor locutor e o programa de radio mais criativo e interativo e para o professor responsável.

 

6. RECURSOS

Recursos
Quantidade por videoteca
Unidade
Valor unitário
Valor geral
01
Caixa de som
01
 
 
 
02
Microfone
02
 
 
 
03
Computador
01
 
 
 

 

07. REFERÊNCIAS

Jornal Mundo Jovem: www.mundojovem.com.br




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

01 - ANEXO

GRADE DO PROGRAMA DE RÁDIO

DATA: .../...../2013
HORÁRIO:
PROGRAMA: 
EQUIPE:
TEMA:
INTRODUÇÃO
VINHETA: Música de Abertura:
ABERTURA (saudação, identificação, tema)
TEMPO:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BREAK (introdução do tema)                                                                                                                 TEMPO:
 
MÚSICAS:
TEMPO:
ENCERRAMENTO (agradecimentos, despedida,  ficha técnica )
TEMPO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PRODUTORES
COORDENADOR
 
Professor:
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário